Há mais de 70 anos, a Ypê reafirma sua essência na busca pelo desenvolvimento sustentável com ações de impacto positivo que contribuem com o futuro das pessoas e do planeta.
Uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do Brasil, a empresa 100% brasileira acredita que um mundo melhor se faz com todas as pessoas com saúde, qualidade de vida e com acesso a soluções eficientes em higiene e limpeza, cuidados com a família e o lar.
Esse posicionamento, assumido desde a sua fundação, é base tanto para o negócio quanto para os projetos ambientais. O cuidado com o meio ambiente é um valor para a Ypê e contempla iniciativas desenvolvidas em conjunto com outras instituições.
Parcerias pelo meio ambiente
Iniciado em 2007, o projeto Florestas Ypê já plantou mais de 1 milhão de árvores em 20 municípios do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. As mudas de árvores nativas da Mata Atlântica são plantadas, preferencialmente, em margens de rios e mananciais para que, além da biodiversidade local, a água limpa também seja preservada.
A parceria conta ainda com uma segunda iniciativa em prol do meio ambiente. Desde 2015, a Ypê patrocina o projeto Observando os Rios, que mobiliza mais de 3.000 voluntários com o objetivo monitorar a qualidade da água de 249 rios da Mata Atlântica em 17 estados brasileiros. Os dados do projeto são utilizados por universidades, entidades da sociedade civil e pelo poder público, o que ajuda a criar políticas públicas
de proteção aos cursos d’água desse importante bioma brasileiro.
Guiada pela ideia de que árvores e águas são temas inseparáveis, em 2021 a empresa firmou outra parceria com foco em restauração florestal. Com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), o projeto Plantar Vida irá reflorestar áreas prioritárias que compõem parte da Bacia do Rio Camanducaia para a recuperação das nascentes e aumento da oferta de água. O projeto tem o potencial de aumentar a biodiversidade na região e o sequestro de carbono visando a diminuição de riscos climáticos.
A preservação do meio ambiente conta ainda com investimento contínuo em processos que envolvem toda a cadeia de valor da Ypê. Entre eles, está o apoio ao programa Dê a Mão para o Futuro, gerido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que fomenta a reciclagem e a circularidade no país, abrangendo mais de 170 cooperativas de reciclagem em 125 municípios. Em 2021, mais de 147 mil toneladas de embalagens foram recuperadas – mais de 22% da massa global inserida no mercado nacional.
Dentro de casa
A Ypê leva a sério a ideia de que “educação começa em casa”. Por isso, as ações para preservação ambiental só aumentam dentro da companhia, com exemplos que reforçam o seu compromisso com o planeta.
Desde 2012, houve uma redução de 19% no consumo de água em toda a operação da empresa. Nos últimos 8 anos, mais de 382 mil m³ de água potável deixaram de ser gastos, equivalente a 153 piscinas olímpicas.
Com o uso de PET reciclado na composição das embalagens desde 2006, nos últimos sete anos, o índice chegou a 50% de material reciclado usado para a fabricação de frascos ou 37,1 mil toneladas, o equivalente ao peso de 133 aviões Airbus A380.
Linha Ypê Green
A nova linha Ypê Green traz ao mercado produtos veganos elaborados com ingredientes de fontes renováveis, biodegradáveis, de origem vegetal ou fonte biológica, oferecidos em embalagens recicláveis. A linha conta com lava-louças (em gel concentrado e tradicional), amaciante concentrado, lava-roupas em pó e sabão em barra.
Criada para reduzir o uso de sintéticos e petroquímicos, a linha Ypê Green traz ao consumidor a possibilidade de se unir à empresa na construção de um futuro melhor, alinhada à sua missão de oferecer produtos de alto desempenho, práticos, sustentáveis e acessíveis.
Redução de emissões e aterro zero
A ampliação do uso do modal ferroviário como um dos meios de transporte para a distribuição dos produtos Ypê evitou a emissão de 4.127 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente à emissão média de aproximadamente 900 automóveis por um ano.
O investimento de R$ 26,5 milhões em um sistema para a geração de calor a partir do uso de biomassa, combustível renovável, contribuiu para a redução de 50% nas emissões de gases de efeito estufa entre 2017 e 2019, na linha de produção de lava-roupas em pó, nas unidades de Amparo e Salto, em São Paulo.
A minimização da pegada ambiental da Ypê também foi favorecida pelo marco de aterro zero na unidade de Salto (SP), que descarta 100% dos seus resíduos de forma controlada. Desde o início de 2021, mais de 100 toneladas de resíduos não recicláveis deixaram de ir para aterros sanitários e passaram a ser destinados para utilização em outras finalidades, como subprodutos para fornos de cimenteiras e pavimentação de estradas rurais, garantindo o seu reaproveitamento e o aumento de seu ciclo de vida.