Líder no mercado de impermeabilização, a Vedacit tem como grande impulsionador de suas ações o propósito de “TRANSFORMAR A VIDA DE MILHÕES DE PESSOAS, MELHORANDO AS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO, FAZENDO DA SUA CASA A NOSSA CAUSA”.

No Brasil são 24 milhões de moradias inadequadas (Fundação João Pinheiro – 2021); 7,7 milhões é o déficit de moradias no país (FGV – 2017); 91% do déficit habitacional é composto por famílias com até três salários mínimos (IBGE – 2018); 8,3 milhões de moradias estão em áreas com risco de desastres naturais  (IBGE – 2018); e  54% dos resíduos do planeta são gerados pela construção civil (Ellen MaCarthur Foundation). É com base nesse cenário, inspirada em como contribuir ativamente para a diminuição destes números, que a Vedacit tem atuado.

A área de Inovação e Sustentabilidade, composta pelos pilares de Inovação, Sustentabilidade e Instituto Vedacit, foi criada para identificar grandes oportunidades de negócio para levar o propósito adiante.

Em 2018, com o apoio da Fundação Espaço Eco, a empresa fez a Matriz de Materialidade, para capturar a percepção dos principais stakeholders com relação à ESG. Assim, foram eleitos os 7 temas prioritários que hoje guiam as metas de Sustentabilidade da Vedacit:

– Produtos e serviços para baixa renda – contribuir com o acesso de 1,6 milhões de residências a reformas habitacionais, com assistência técnica acessível e qualificada;

– Diversidade e igualdade de oportunidades – ter em cargos de liderança, pelo menos, 50% de mulheres, mais de 50% de pessoas pardas, negras e indígenas, ter 25% com idade acima de 50 anos, 17% entre 35 e 49 anos e 16% entre 25 a 34 anos;

– Água, energia e emissões – redução de 25% do consumo de água para usos não industriais, 45% de energias renováveis e redução de 37% das emissões de gases do efeito estufa;

– Tratamento de resíduos sólidos e efluentes – logística reversa ou compensação de 22% das embalagens, 25% de embalagens fabricadas advindas de tecnologias verdes ou biodegradáveis, eliminação de 60% de resíduos fabris enviados a incineração/aterros industriais e reaproveitamento de 100% dos efluentes tratados;

– Saúde e segurança do cliente – ter 20% de produtos com certificações ambientais e 100% com informações acessíveis sobre EPI (Equipamento de Proteção Individual);

– Saúde e segurança do trabalho – redução de 70% na taxa de absenteísmo por doença e não ter acidentes de trabalho;

– Servitização: 5% de EBITDA até 2023 saindo de receitas vindas da Trutec.

Além das metas ESG, a Vedacit está em busca da Certificação B, pois entende este selo como um reconhecimento do caminho que está percorrendo nos últimos anos.  A Vedacit entende a Sustentabilidade como uma forma de gerar perenidade ao negócio e às futuras gerações. O objetivo é ser uma empresa melhor para o mundo, com decisões baseadas na geração de valor para todos os públicos estratégicos.

Já a área de Inovação, é focada em trazer um novo olhar para a Vedacit nos próximos anos e em como é possível gerar mais valor para o negócio.

O Instituto Vedacit, responsável pelo investimento social privado da Vedacit, nasce em 2017 com a premissa de contribuir com as cidades do futuro, entendo por esta a união entre pessoas, moradias e espaços urbanos. Atualmente, trabalha com três frentes:

Cidades Criativas: apoio a projetos culturais que estimulem o senso de pertencimento e estimulem a ocupação de espaços urbanos;

Cidades Inteligentes: projetos que busquem a redução da distância casa- trabalho, com a vertente de incentivo a empregabilidade jovem e empreendedorismo;

Cidades Sustentáveis: apoio a projetos que busquem soluções para habitação de baixa renda e desenvolvimento de negócios de impacto social.

Além destes pilares, o Instituto Vedacit é o responsável por conduzir o programa de voluntariado corporativo da Vedacit, que nasceu com o objetivo de estimular os colaboradores a exercerem a sua cidadania, gerando impacto e transformando a realidade das comunidades.

Este também é composto por três pilares:

Comitê de voluntariado: são formados comitês em cada uma das três unidades da empresa. Cada um é responsável por propor ações bimestrais na sua localidade e se encarregar da execução das mesmas com o apoio do Instituto Vedacit;

Mentoria: colaboradores são convidados a atuarem como mentores de jovens e empreendedores, compartilhando conhecimentos e identificando oportunidades e sinergias entre a Vedacit e o projeto/ negócio.

Reformas de habitação de baixa renda: os voluntários fazem reformas em habitações de baixa renda, tendo a oportunidade de conhecer a realidade de um dos maiores clientes da Vedacit, os pedreiros.

O Instituto ainda conduz uma ação com foco na melhoria habitacional dos colaboradores: o Programa Ano Novo Casa Nova que, em 2022, completa a terceira edição com nove reformas financiadas para este público. O Programa olha especificamente para a saúde da residência dos colaboradores, beneficiando-os com a reforma de cômodos que estão em situação insalubre, mediante uma inscrição, análise técnica e aprovação do orçamento.

 

 

Share via
Send this to a friend