Mais do que um compromisso circunstancial, a sustentabilidade é parte da estratégia de negócios da Tegra Incorporadora, inserida em diversas frentes da rotina da companhia. Nos últimos cinco anos, a companhia vem orientando ações para garantir, além dos resultados, a preservação do meio ambiente, a valorização profissional e o respeito aos stakeholders, além da promoção da cultura. E, hoje, ela se destaca no mercado imobiliário pelas inciativas socioambientais: tem obras 100% neutras em carbono, altos índices de reciclagem de resíduos, metas ESG vinculadas à remuneração dos executivos e uma agenda ESG para esta década, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Até 2030, a Tegra espera impactar positivamente 2,4 milhões de pessoas por meio de práticas sociais, educação, cultura, capacitação, voluntariado e filantropia. A empresa atualmente mantém um programa de adoção e recuperação de espaços públicos próximos de seus canteiros – o Gentilezas Urbanas – que investiu, em 2021, mais de R$ 2,7 milhões, transformando, por exemplo, a paisagem de praças e canteiros viários. Outra iniciativa de destaque é a Casa Tegra, um espaço cultural na zona oeste de São Paulo que se dedica a discussões e encontros gratuitos sobre arquitetura, cidade e qualidade de vida.

Em busca de ampliar a diversidade em sua operação, a incorporadora também aderiu ao ONU Mulheres, que tem como objetivo unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. A Tegra mantém grupos de trabalho para incentivar a equidade de gênero nos canteiros e, em março deste ano, criou um programa de capacitação, inclusão e empregabilidade de mulheres refugiadas, em parceria com o Senai e com a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil. As colaborações com entidades beneficentes e o voluntariado são, inclusive, incentivados aos mais de 1.000 colaboradores da companhia.

Na esfera social, a incorporadora realiza ações com foco na sua força de trabalho. Nas mais de 9 mil horas que dedicou à qualificação profissional de suas equipes em 2021, a Tegra ofereceu apoio de alfabetização para operários e deu suporte, por meio de seu programa de Gentilezas Humanas, a ações de bem-estar no canteiro, como o projeto Pão Quente de Cada Dia, em que são produzidos e oferecidos pães frescos em cafés da manhã e da tarde para as equipes de obra, e a oferta de toalhas de banho no fim dos expedientes.

Eficiência ambiental

Toda a ação socioambiental da Tegra é balizada pela certificação Empreendedor AQUA, conquistada em 2021 pela companhia. O selo, que foi concedido pela Fundação Vanzolini, é um dos mais importantes parâmetros de alta eficiência ambiental para empresas do mercado imobiliário e atesta os processos de desenvolvimento e execução das obras. Agora, todos os empreendimentos construídos e incorporados pela Tegra são certificados pelo selo AQUA-HQE, que considera aspectos como o conforto e saúde no ambiente construído, o desempenho ambiental, as economias de água e energia, a manutenção e a conservação dos empreendimentos.

Nos canteiros, a companhia chama a atenção por iniciativas envolvendo a gestão de carbono. Nos últimos anos, a Tegra realizou dois inventários para diagnosticar fontes de emissão de CO2 e embasar políticas de redução de impacto ambiental. Desde 2019, ela compensa 100% das emissões nas obras nos escopos 1, 2 e 3, que considera o efeito dos fornecedores. Além disso, adota em algumas de suas obras o concreto Spectra, da Votorantim Cimentos, e cujo processo de fabricação emite 16% menos carbono. Até 2030, a empresa ainda pretende reduzir em 50% suas emissões diretas de CO2, influenciar a diminuição de emissões indiretas em 15% e compensar 110% do residual.

Toda a operação de construção é monitorada de perto, por meio de auditorias internas na Tegra. Esse acompanhamento permite que a empresa divulgue, em todas as obras, painéis socioambientais nos tapumes das obras, com informações sobre emissões de carbono, consumo de água e energia, materiais reciclados, empregos gerados e horas de treinamento. Só em 2021, a incorporadora neutralizou 43.692,47 toneladas de emissões de CO2 por meio da compra de créditos.

Os dados operacionais e as políticas da Tegra são demonstrados anualmente no seu relatório de sustentabilidade, que segue o padrão GRI, com parâmetros internacionais, e validado por uma consultoria de atuação global. A empresa também conta com um rígido due diligence na contratação de fornecedores e tem políticas de compliance e anticorrupção para o relacionamento com o mercado.

Em parceria com a indústria de materiais, a incorporadora ainda tem alcançado avanços relacionados à economia circular. O percentual de reciclagem de resíduos nas suas obras supera os 97%, graças a iniciativas como a separação de resíduos logo após o descarte e a logística reversa de blocos de concreto e de gesso. Além disso, projetos estão viabilizando a substituição de materiais, incluindo a madeira, metais e o concreto. Um deles é a adoção de ecotapumes de plástico 100% reciclado nos canteiros.

Até 2030, a Tegra pretende realizar investimentos de R$ 30 milhões em inovação, focados na economia circular, e aumentar em 15% o uso de materiais de fontes renováveis nas obras. São ações coordenadas que fazem a diferença para a operação e para o planeta.

 

Share via
Send this to a friend