A campanha Repórteres do Rio Pinheiros, lançada em 2019, exemplifica bem o protagonismo do Grupo Jovem Pan na área socioambiental. Sob a liderança dos jornalistas Daniel Lian e Marcella Lourenzetto, a iniciativa nasceu de uma parceria com a Sabesp e teve o apoio da Limpa Brasil.
Ao longo de um ano, foram produzidos conteúdos inéditos para a programação jornalística da emissora paulistana. A pauta, além do próprio Rio Pinheiros, como o nome da campanha indica, envolveu educação e conscientização ambiental. As reportagens exibidas diariamente no Jornal da Manhã, noticiário matinal de maior audiência da emissora, priorizaram a prestação de serviços e a demonstração sobre o papel da população como agente de transformação para a recuperação dos Rios Pinheiros, Tietê e demais rios e córregos da capital.
Além do conteúdo com formato jornalístico, a Jovem Pan e a Sabesp promoveram ações presenciais em escolas e outros lugares, com destaque para o “Aulão Jovem Pan: e se o Rio Pinheiros caísse no Enem?”, mobilização que levou professores de redação e biologia, além de técnicos da Sabesp, para escolas estaduais de São Paulo para promover uma aula especial preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio, propondo, além do exercício das técnicas de redação, uma reflexão sobre consciência ambiental para os alunos da rede pública. Esta e outras ações tiveram destaque na programação e receberam o envolvimento dos dois repórteres e dos apresentadores da emissora. Desafio foi mostrar para o público que o processo de despoluição do Rio Pinheiros é, acima de tudo, uma causa social.
Algumas das reportagens exibidas na programação da emissora mostraram a importância de despoluir os córregos nos bairros. Reportagens externas atualizavam o avanço do projeto. E matérias produzidas para as redes sociais informavam sobre curiosidades do processo de despoluição e a história do rio.
Os conteúdos do projeto Repórteres do Rio Pinheiros reúnem histórias e informações sobre o rio, problemas e desafios no processo de recuperação, além de especiais sobre mobilidade urbana, mostrando como o Rio Pinheiros se conecta de forma profunda com o cotidiano da cidade de São Paulo. Os repórteres falam ainda dos próximos passos e o que a população pode fazer para que essa transformação seja possível num futuro próximo.
Campanha Jovem Pan + Brasil 200
O Projeto foi lançado em meados de 2021 e estreitou foco na ajuda humanitária às comunidades carentes do Brasil todo. A Jovem Pan teve papel determinante na divulgação da campanha junto à audiência da emissora. No auge da pandemia de Covid-19, o objetivo foi arrecadar R$ 1 milhão, revertidos em doações de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Três ONGs ajudaram a distribuir as doações: G10 Favelas, que reúne cerca de 300 comunidades em todo o país; Pequeno Mestre, que atende mais de 1.300 famílias no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo; e a instituição social Patris, que acolhe crianças e adolescentes em contraturno escolar. Embora as doações fossem destinadas a comunidades de São Paulo, a mobilização alcançou pessoas de todas as regiões do país.