Ação de eficiência energética. Outra de uso racional da água. E mais outra: de reciclagem e destinação final dos resíduos nas calçadas, elétricos e eletrônicos. Somam-se, ainda, ações de mobilidade sustentável; as de despoluição, segurança e, agora, as de educação ambiental. Isso tudo na região da Avenida Paulista, onde começam a ser instaladas lixeiras e coletoras de bitucas estilizadas por iniciativa da Associação Paulista Viva (APV).

Em destaque, o início da distribuição de uma cartilha digital contendo orientações e dicas práticas para melhoria da qualidade de vida em condomínios, nas escolas, no comércio em geral e dos demais públicos de interesse.

O documento constitui material de apoio à interação com o conjunto de atores envolvidos, incluindo passantes. “Nosso objetivo é engajar todos os envolvidos”, resume Lívio Giosa, presidente da APV (Associação Paulista Viva), entidade protagonista do Programa Av. Paulista Sustentável, criado no ano passado.

Distrito Sustentável Local

“Criamos o inédito conceito de Distrito Sustentável Local. A inovação permite dimensionar, por exemplo, neutralização de carbono da avenida, além de definir indicadores e metas de redução da emissão de carbono”, diz Giosa.

Na primeira fase, além de instalar 20 lixeiras e 40 coletores de bitucas ao longo da Avenida Paulista, Giosa ressalta que medidas complementares foram adotadas em outras frentes de ação. Por exemplo, por meio do Programa de Revitalização da Avenida Paulista, que restaurou canteiros e pontos para plantio das árvores, entre a Rua Pamplona e Alameda Campinas, além da instalação de piso tátil nas calçadas também 100% recuperadas. Na segunda fase, a partir do mês de setembro, serão totalizadas 80 lixeiras e 120 coletores de bitucas.

Parceiros estratégicos

Até o mês de julho deste ano, também foram exibidas imagens P&B em grandes dimensões (gigantografia) de fotos antigas da Avenida Paulista, pelo período máximo de 90 dias, autorizado pela Prefeitura, nas bancas de jornal, com patrocínio da empresa Tegra Incorporadora.

Aliás, todas essas ações contam com parcerias da iniciativa privada e profissionais liberais. Os coletores de bitucas foram envelopados pelos artistas Nah Pinheiro, Bonga Mac e Eric Lovric, com design criado por Gianna Toni e Jeff Moreno, do Serotonina Lab. Tem patrocínio da LOGA (Logística Ambiental de São Paulo), concessionária de limpeza urbana que presta serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde urbanos na região noroeste da cidade de São Paulo.

Os resíduos passam a ser recolhidos pela Poiato Recicla, empresa que oferece soluções ambientais integradas com os serviços e os produtos para o tratamento dos resíduos de cigarro. Operação inclui a coleta de bitucas, transporte, reciclagem e descarte final. https://poiatorecicla.com.br/.

Entre outras atribuições voluntárias, Lívio também é o coordenador geral do Instituto de Responsabilidade Socioambiental (IRES), da Associação dos Dirigentes e Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), que promovem o Prêmio Top de Sustentabilidade.

CARTILHA DE SUSTENTABILIDADE

 

 

Share via
Send this to a friend