Desde sua fundação, a Nestlé é uma empresa comprometida com o bem-estar das pessoas e acredita que criar valor compartilhado e um impacto socioambiental positivo, são fundamentais para a forma como faz seus negócios. Em 2021, a companhia divulgou compromissos como parte de sua jornada para promover o avanço dos sistemas alimentares regenerativos em grande escala. A Companhia é signatária do compromisso da ONU “Business Ambition for 1.5° C” e tem um plano global detalhado para reduzir pela metade as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050, com um olhar que passa pelas principais cadeias de fornecimento, fábricas, transporte, embalagens e produtos.

Entre os pilares no Brasil rumo à meta climática global, estão a agricultura regenerativa, gerando impacto positivo por meio das principais cadeias de café, leite e cacau, na conservação, reabilitação e aumento de produtividade; e a circularidade, reduzindo e eliminando o desperdício na produção de embalagens. Nossas metas definidas para o Brasil até o ano de 2025 são: obter 30% das principais matérias-primas por meio de práticas regenerativas e reciclar o equivalente a todo plástico colocado no mercado brasileiro anualmente.

Ações

Com foco em impulsionar a agricultura regenerativa, a Nestlé desenvolve iniciativas junto aos produtores que têm relacionamento nas principais cadeias de fornecimento, garantindo uma produção sustentável e levando inovação ao campo. O objetivo de regeneração é mitigar o impacto ambiental no uso dos recursos naturais, buscando eficiência e produtividade, além do direcionamento de financiamentos e investimentos para uma economia circular e net zero.

Na cadeia do café, o Nescafé Plan, programa de sustentabilidade na lavoura (o maior do mundo na cafeicultura), busca há mais de 10 anos, contribuir para a melhoria da vida dos agricultores, aumentando sua renda, reduzindo o impacto ambiental das fazendas e fábricas de café e melhorando o bem-estar das comunidades rurais. Nescafé já é o maior comprador de café certificado do país e do mundo.

Na cadeia do leite, por meio da parceria inovadora junto à Embrapa, desenvolvemos práticas regenerativas para chegar às primeiras fazendas de produção de leite net zero. Também foi desenvolvida uma calculadora que mostra o balanço de carbono equivalente das propriedades leiteiras em diferentes biomas e sistemas de produção para obter o perfil de emissões de cada propriedade, o que vai possibilitar a criação de planos individualizados de atuação para redução em cada uma delas. A Nestlé anunciou ainda que 100% das fazendas leiteiras fornecedoras terão gestão hídrica até este ano, com indicadores de eficiência monitorados via app, em linha com as diretrizes do Programa de Práticas Sustentáveis, que estimula a produção de leite de forma sustentável e o mais próxima possível do estado natural. Em 2020, a companhia tornou-se a primeira empresa láctea a atuar com os produtores para a economia de água, pagando bônus no preço do leite ao fornecedor comprometido com as boas práticas hídricas. Ao final do ano, as 60 fazendas leiteiras participantes do programa economizaram mais de 19 milhões de litros de água, o equivalente a uma redução de 8% na comparação com 2019.

Na cadeia do cacau, por meio do programa de certificação Nestlé Cocoa Plan, a empresa atua em questões como a produção em áreas livres de desmatamento e uso de sistemas agroflorestais, sem utilização de defensivos agrícolas, ênfase na produtividade e rentabilidade das lavouras, atendimento a critérios de qualidade e conformidade social e ambiental dos agricultores. Hoje, a Nestlé tem 1.800 produtores certificados pelo Nestlé Cocoa Plan, comprometidos com a empresa em promover uma cultura social e ambiental sustentável, ampliar a qualidade e trazer inovação ao campo. A meta é ter 100% da cadeia de fornecimento de cacau brasileira certificada até 2025.

Circularidade

Dentro das iniciativas de circularidade, em 2019, a Nestlé lançou o programa RE, que propõe repensar todas as operações da companhia e envolver outros agentes e parceiros para o engajamento de atitudes mais sustentáveis. Atualmente, 97% das embalagens da Nestlé no Brasil são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas e a empresa tem acelerado esforços para soluções funcionais, seguras e sustentáveis, além de incentivar a economia circular.

Apenas em 2022, direcionamos R$ 8 milhões para investimentos em projetos de circularidade alinhados com os compromissos da empresa, através de inovação e tecnologia, redesenhando rótulos e embalagens, reduzindo e tornando as embalagens mais sustentáveis, além de expandir as parcerias com cooperativas e catadores de materiais recicláveis pelo país.

Dentro da convergência entre inovação e sustentabilidade, em 2019, também foi lançado o EcoBot, chat no WhatsApp que responde o que, como e onde os consumidores podem reciclar diferentes materiais. Além disso, a companhia investe no desenvolvimento da infraestrutura da cadeia de reciclagem no país por meio de parcerias com cooperativas de todo o Brasil e ações como estruturação de programas de coleta seletiva e reciclagem, além de conectar catadores de materiais recicláveis com pessoas que buscam destinar corretamente seus resíduos. A Nestlé atua hoje com 260 cooperativas de reciclagem parcerias e apoia 8 mil catadores de recicláveis em mais de mil cidades do país, gerando melhores condições de trabalho e maior renda.

Nas ações direcionadas ao portfólio, destacamos inovações como a remoção das tampas de plástico de todos os produtos da marca Nescau com substituição para tecnologia “abre fácil” – uma abertura em material pet que encolhe ao receber ar quente, ganhando formato e substituindo a função da tampa, vedando a entrada de ar. Essa mesma tecnologia também foi implementada nos produtos das linhas Nescafé, Neston e Alpino. Eliminamos o plástico da caixa de bombons Especialidades e reduzidos 450 toneladas de plásticos utilizados em nossa produção. Além disso, a iogurteria Nestlé, de forma pioneira, já tem suas embalagens produzidas a partir de material reciclado.

Todas as iniciativas são parte da jornada de regeneração da companhia, que visa proteger e restaurar o meio ambiente, melhorar os meios de subsistência dos agricultores, aumentar o bem-estar das comunidades agrícolas, promover iniciativas e o desenvolvimento de soluções inovadoras, além de olhar para a questão de educação ambiental e engajar as pessoas sobre como as mudanças de hábitos podem resultar em um mundo mais sustentável para todos. Isso porque a Nestlé acredita no poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida hoje e para próximas gerações. É essa crença que alimenta o compromisso de usar sua escala global, recursos e experiência para contribuir para um futuro mais saudável e sustentável para as pessoas e o planeta.

 

 

Share via
Send this to a friend