Case Shell marca a trajetória de sucesso da milliCare – rendeu o Prêmio ABRAFAC melhores do ano e foi o vencedor, na categoria Silver, do Prêmio de Excelência Global FM 2021. Plataforma web de gerenciamento IoT será lançada em 29 de setembro

O conhecimento adquirido pela prática contínua, que se aperfeiçoa a cada nova etapa, recebe o nome de experiência. Isso tem tudo a ver com a trajetória vitoriosa da milliCare. A empresa higieniza mais de 50 milhões de m² de carpete/ano, em vários países, pelo sistema de franquia.

Fundada nos EUA em 1996 e presente no Brasil desde 1999, a milliCare criou conceito exclusivo e patenteado de manutenção de têxteis. Isso se deu em resposta à demanda de gestores interessados em reduzir despesas operacionais de seus empreendimentos, protegendo ativos e a saúde das pessoas.

Fundamentado em práticas sustentáveis, o sistema milliCare prioriza a gestão racional da manutenção de carpetes. Foco: otimizar tempo e recursos das empresas. Técnicos da empresa aplicam-se na busca do aperfeiçoamento que garanta aparência e vida útil dos têxteis, ao mesmo tempo, contribuindo para a qualidade do ar interno dos ambientes sob seus cuidados.

Certificação

O exercício constante na busca do aprimoramento é certificado pelas mais importantes entidades e órgãos nacionais e internacionais da indústria têxtil, saúde e proteção ao meio ambiente. Entre eles, Green Seal, Carpet and Rug Institute (CRI), Selo Woolsafe e Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).

Abrangência e eficiência

A milliCare atua em todo Brasil, no atendimento a demandas que requeiram higienização profissional de carpetes e estofados. Hospitais, estabelecimentos de varejo, hotéis, escritórios e outros ambientes corporativos são clientes potenciais da empresa.

O sistema de limpeza de carpete a seco milliCare – exclusivo e patenteado – utiliza cerca de 99% menos água do que os métodos tradicionais. Processo mais rápido, carpete mais limpo, sem resíduos químicos ou mofo. É pouco agressivo às fibras mantendo a durabilidade do revestimento. Outros sistemas de limpeza podem deixar resíduos de água e detergente, que resultam em mofo e bactérias.

Quando proteger

O melhor momento é logo após a instalação. Ao longo da vida útil do carpete, a sujeira e os resíduos desgastam e danificam, pouco a pouco, as fibras. Quando se nota a sujeira no carpete, o estrago já está feito.

Uma limpeza restauradora anual pode trazer, de volta, a boa aparência do carpete. No entanto, a melhor opção é um plano de manutenção proativo que, comprovadamente, proteja o investimento do cliente.

Custo favorável

O processo de limpeza e higienização a seco da milliCare tem custo comparável àquele baseado no uso da água, em metros quadrados/hora. Entretanto, o processo milliCare ajuda a prolongar a vida útil do carpete evitando sua substituição prematura, reduz drasticamente as despesas com água e energia e ainda reduz a emissões de CO2.

Conhecimento de causa

Sistema milliCare pressupõe know-how completo sobre as variáveis existentes nos diferentes tipos de carpetes, espaços e atividades em que estão instalados. Técnicos são treinados para entender a manutenção ao longo da vida útil do revestimento e oferecer um plano total de cuidados que implica mapeamento, análise e planejamento para cada espaço

Prática verde

Os produtos milliCare são certificados pelo Selo Verde e, no Brasil, são registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O sistema Dry Care utiliza 99,5% menos água e reduz o consumo de energia em até 85%, em comparação ao de extração por meio de água. É seguro para o meio ambiente e, também, para a saúde das pessoas. Quando usado em condições ideais, o sistema milliCare remove até 99% dos poluentes e mitiga emissão de carbono.

Sem interrupção

O sistema milliCare dispensa longo período de inatividade dos ambientes tratados. Os métodos tradicionais, por meio de água, exigem instalações vazias, após a limpeza e higienização. E o período de secagem pode ser longo. O sistema de polímero seco da milliCare reduz a duas horas – ou menos – o tempo de inatividade. Limpeza feita, o carpete está pronto e o ambiente rapidamente liberado para uso.

Calculadora Sustentável milliCare

Ferramenta atende o gerenciamento do departamento de facilities das corporações que buscam métricas para o ESG. A plataforma criada pela milliCare permite precisar a comparação dos custos de energia envolvidos nos processos de limpeza de têxteis a seco em relação à lavagem com água, que requer ar-condicionado para secagem.

Case Shell ESG

Até 2018, os revestimentos têxteis nos sites brasileiros da Shell eram lavados com o método convencional, à base de água. De lá para cá, a multinacional adotou o sistema inovador para limpeza e manutenção dos carpetes da milliCare, após estudos que comprovaram sua eficiência. A iniciativa ganhou reconhecimento interno na organização em nível global, tornou-se tema de estudo de caso e desde, então, vêm angariando prêmios nacionais e internacionais

Após vencer o prêmio da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility, Property e Workplace Management, em 2021, a milliCare conquistou o segundo lugar do Prêmio CIFMers – categoria melhor projeto de colaboração com a Shell, nível América Latina e finalmente o Prêmio de Excelência Global FM 2021, categoria Silver, concedido pela Global Facility Management Association.

 

Share via
Send this to a friend