Construtora envolve colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade vizinha em programas socioambientais
ESG é indicação de solidez, custos mais baixos, reputação e maior resiliência da empresa
Perto de completar 39 anos, a MBigucci é reconhecida como uma construtora inovadora, inquieta e que agrega o ESG à estratégia corporativa geral da empresa. “Nossa cultura sempre foi olhar a responsabilidade ambiental e social de dentro para fora, com engajamento primeiro dos nossos diretores e colaboradores”, ressalta a diretora Roberta Bigucci.
Assim, foram nascendo os programas sociais e ambientais, que carinhosamente a construtora chama de Bigs: Big Riso, Big Vida, Big Vizinhança, Big Conhecimento e Big Ideias. “São práticas de ESG que fazem parte da MBigucci há quase 20 anos, antes mesmo do termo tornar-se reconhecido mundialmente, e que estão alinhadas aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, explica Roberta.
Conheça os Big’s:
Big Riso – Programa de Responsabilidade Social, no qual colaboradores da construtora e voluntários externos transformam-se em palhaços e visitam semanalmente crianças com câncer em hospitais públicos, levando amor e diversão aos pacientes. Os colaboradores são dispensados por meio período do expediente para as visitas, em esquema de rodízio e recebem treinamentos, fantasia, transporte e todo o suporte necessário. O Big Riso teve início em novembro de 2004 e contabiliza:
- 2000 visitas em hospitais
- 15 mil crianças e adolescentes beneficiados
- 1000 voluntários envolvidos
- 180 ações sociais extras (McDia Feliz, Teleton, Carreta do Agasalho etc.)
Big Vida – Programa de Responsabilidade Ambiental nas obras e escritórios. Iniciado em 2005, tem como objetivos minimizar os impactos causados pela construção no meio ambiente, otimizar os recursos naturais como água e energia elétrica e manter a obra limpa e organizada. Durante a obra, são feitas ações como captação e aproveitamento de água da chuva, iluminação natural com garrafas PET e telhas translúcidas; coleta seletiva de resíduos e envio para reciclagem, além da instalação de muro verde, jardim de temperos e a realização da Semana de Sustentabilidade MBigucci. Desde 2020, a empresa vem implementando a meta macro de resíduo zero de papel. Resultados:
- 90% de economia de energia elétrica
- 85% de economia de água
- Redução significativa de resíduos
- 45 obras envolvidas, 100 torres, 5.525 unidades
- 200 contratos e assinaturas digitais em documentos jurídicos e de vendas: 32 mil km não percorridos e 5.560 CO² não emitidos na atmosfera
- Usina de Energia Fotovoltaica instalada para energia limpa em Centros Logísticos
Big Vizinhança – Programa de relacionamento com a comunidade do entorno das obras e estandes de vendas. Tem como objetivos: levar benefícios ambientais e sociais à comunidade, aproximar os vizinhos da equipe de obra e integrar a comunidade local com os futuros moradores do empreendimento. Iniciado em 2015, já beneficiou 1.430 pessoas diretamente, com ações como:
- Posto de coleta seletiva para vizinhos das obras
- Exposição fotográfica cultural
- Oficina de reciclagem: “horta suspensa com Pets”
- Distribuição de mudas de temperos
- Wi-fi gratuito no raio de 1 km da obra
- Cartão Clube de Descontos
- Adoção da Praça Carlos Abondante, em Santo André*
- Feira de orientação profissional para estudantes
- Feira de Adoção/Posse Responsável de PETS (veterinário, adestrador e estética)
- Revitalização da Praça dos Skatistas de São Vicente*
- Oficina de Skate para crianças
- Colônia de Férias infantil
- Valorização da mulher (roda com psicóloga, limpeza de pele, massagem e automaquiagem).
*Algumas ações tiveram a parceria de órgãos públicos.
Big Conhecimento – Programa destinado aos estudantes, com objetivo de compartilhar conhecimento e experiências práticas dos colaboradores. O atendimento aos alunos teve início em 2005. Além de visitas às obras, a equipe da MBigucci também ministra palestras em instituições de ensino, promove Hackathons e contribuiu para trabalhos de conclusão de curso. Resultados:
- + de 1250 alunos beneficiados (palestras e visita técnicas nas obras)
- + de 45 universidades e escolas do Brasil
- + de 70 grupos de estudantes de cursos variados
Big Ideias – A iniciativa surgiu no final de 2017 pelos próprios colaboradores do Depto. Técnico da empresa (Engenharia, Suprimentos, Arquitetura, Controle, Planejamento e Obras), e foi envolvendo todos os departamentos. Objetivo é debater novas ideias que possam trazer resultados positivos para a empresa, para o cliente e para o crescimento profissional dos colaboradores. Em 5 anos de atuação:
- 40 colaboradores envolvidos
- 123 ideias levantadas
- 12 ideias implementadas e cerca de 30 em estudo
- mais de 20 empresas entre startups e empresas já consolidadas fizeram apresentação com propostas de inovação
“Quando processo se transforma em paixão, logo descobrimos que reorganizar a empresa (G) traz benefícios, inclusive financeiros; focar no social (S) traz satisfação pessoal aos colaboradores; e cuidar do meio ambiente (E) traz redução e não aumento de custos”, destaca a diretora Roberta Bigucci.