O Instituto Jô Clemente (IJC), antiga Apae de São Paulo, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 61 anos promove saúde e qualidade de vida para pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras.

O IJC é pioneiro no País no Teste do Pezinho e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal. O laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados e atualmente oferece o Teste do Pezinho Ampliado para 100% da rede pública do município de São Paulo e para 67% dos nascidos em maternidades públicas do Estado de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças.

Tão importante quanto oferecer o Teste do Pezinho Ampliado, é fundamental garantir uma rede de atendimento que possa acolher as pessoas que tenham a confirmação do diagnóstico de alguma condição detectada no Teste do Pezinho. Essa mesma situação se estende para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que também requer uma rede de suporte multi e interdisciplinar que ofereça as terapias e acompanhamentos adequados para cada caso. Os casos de TEA têm aumentado significativamente, o que se configura como um desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS), já que eles têm os mesmos direitos que uma pessoa com deficiência intelectual.

Em inclusão social o IJC atua por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Inclusão Profissional. No AEE as crianças e adolescentes atendidos recebem, no contraturno escolar, os apoios necessários para a quebra das barreiras existentes para a plena participação nas aulas das escolas regulares onde eles estão matriculados. Já na frente de inclusão profissional o IJC tem um programa internacionalmente reconhecido, baseado na Metodologia do Emprego Apoiado, destinado a incluir pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho. Desde 2013 já foram mais de 3.500 inclusões realizadas em todo o País.

“Desde nossa fundação somos referência na causa da deficiência intelectual. Nossos quatro pilares de atuação são: prevenção e promoção da saúde, inclusão social, defesa e garantia de direitos e ciência e inovação. Incidimos em políticas públicas de forma colaborativa com outras instituições e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, destaca Daniela Mendes, superintendente geral do Instituto Jô Clemente (IJC).

 

 

Share via
Send this to a friend