Luciano Amato (Presidente Fundador do Instituto Bússola Jovem) – Eu sou presidente fundador do Instituto Bússola Jovem, criado para transformar a vida dos jovens de baixa renda, através de três pilares – educação, trabalho e carreira. Como nós fazemos isso? Identificamos o sonho profissional desses jovens, e oferecemos 130 horas de capacitação, buscamos vagas no mercado de trabalho onde eles possam ingressar no “Primeiro Emprego”, encaminhamos para bolsa de estudos, orientamos a carreira através do processo de coaching, também trabalhamos com os pais as crenças limitantes e se necessário encaminhamos para terapia e assistência social. Além disso tem um trabalho desenvolvido, que os jovens durante a capacitação, desenvolvem projetos que beneficiem a comunidade. Esses jovens são moradores do Jardim Irene, extremo sul da cidade de São Paulo, e uma ONG, que é a Associação Internacional de Interesse a Comunidade, nos atende no recrutamento desses jovens, sendo que a capacitação ocorre na Faculdade Impacta, onde estamos hoje, aqui na Barra Funda.

Marcos Guarani (Idealizador da Associação Internacional de Interesse a Comunidade) – Olá pessoal! Sou Marcos Guarani, idealizador do projeto AIIH, mas conhecido como Associação Internacional de Interesse a Comunidade, e a história da Bússola com a AIIH é muito legal, começaram com a doação de brinquedos há muitos anos no Natal Solidário, onde nós tivemos o cara que idealizou esse projeto, foi o Dr. Marco, hoje falecido, que propôs ao invés de doar brinquedos, doar formação para os meninos e junto com o Bússola, ajudando o Bússola, cedemos  o espaço para eles, apoiando no que é possível. Hoje o Bússola é um formador de profissionais, com jovens e adolescentes. A Associação trabalha com garotos de 5 a 17 anos. A partir dos 17 anos eles não tem mais para onde ir, no lado esportivo e dentro da comunidade, e o Bússola chegou para completar isso, e complementa muito bem. Eles são encaminhados e muitos deles já estão colocados no mercado de trabalho, e a gente está muito feliz nessa parceria com o Bússola e dizer que o Bússola é de grande importância para o AIIH.

Elaine Leick (Diretora de Educação do Instituto Bússola Jovem) – Sou Elaine Leick, eu cuido da parte de educação do Instituto Bússola, sendo responsável por toda elaboração da grade que os jovens passam durante a formação. A minha preocupação maior é fazer uma articulação entre os profissionais, trazendo essa linguagem para esse público jovem, considerando todos os aspectos que são importantes para eles, e dentro dessa grade pensar na articulação e nos aspectos; a gente tem essa preocupação muito grande de trazer uma abordagem tanto cognitiva como sócio emocional, desenvolvendo aspectos que são importantes para esses jovens, tanto na vida pessoal como na vida profissional, articulado sempre com as outras diretorias,  a navegação, com a parte de monitoria, fazendo com que esses trabalhos sejam aproveitados na sala , para que esses jovens se sintam a vontade, e tenham aí um caminho bem de sucesso e a gente também fazendo esse apoio ao longo desse tempo. Após terminar esse trabalho, nós também damos apoio ao jovem, no sentido de que ele possa se sentir seguro e apoiado pelo Instituto Bússola.

Henrique (Estudante da turma 4 do Projeto Bússola) – Fala galera! Meu nome é Henrique, tenho 20 anos, participei da turma 4 do Projeto Bússola, mais conhecido como Instituto Bússola Jovem. Aprendi muita coisa com o Bússola, assim como me comportar dentro de uma empresa e melhorar quem sou. Trabalhei em uma grande empresa, e essa empresa me ajudou também como crescer profissionalmente. A Bússola também me ajudou um pouco nisso

porque eu era um pouco vergonhoso, um pouco tímido, não sabia me comportar perante uma empresa, ele me ajudou muito nisso. Aqui no Bússola tem a vocação profissional, que isso ajuda bastante todos os jovens, e eu, atualmente trabalho com reformas e me ajuda a trabalhar com o público que trabalho, que são diversos, e eu indico á vocês, jovens que estão em casa em busca de sonho, de um emprego grande e até mesmo de uma carreira enorme, que procurem o Bússola, que participem do Instituto, com certeza terão uma gratificação enorme.

Luciano Amato (Presidente Fundador do Instituto Bússola Jovem) – Você quer conhecer mais sobre esse projeto? Entre no nosso site (institutobussolajovem.org.br) e vem fazer a diferença na vida desses jovens. Vem !

 

 

Share via
Send this to a friend