A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) tem entre suas prioridades a implantação e consolidação do ESG. Há mais de uma década, a ACSP adota um siste- ma de gestão de responsabilidade social contemplando os pilares ambiental, social e financeiro. O ESG veio para ampliar e aprofundar esses pilares. A adoção do ESG vai de encontro à política de crescimento sustentável defendida pela ACSP que considera a importância de utilizar os enormes recursos do país da maneira mais consciente possível, garantindo o desenvolvimento eco- nômico e social. Para a ACSP, não existe crescimento e geração de riquezas sem o respeito ao meio ambiente e adequação no uso de recursos.

Ambiental

No pilar ambiental, a ACSP tem trabalhado fortemente no sentido de adequar os processos, visando à redução do uso de recursos naturais. A sede da ACSP, e suas 15 distritais espalhadas pelas várias regiões de São Paulo, passaram por adequações e reformas que consideraram as boas práticas em relação à sustentabilidade. Frequentemente, a ACSP promove campanhas de cons- cientização ambiental com foco no consumo de água, energia e impressão, entre outros itens. Também promo- ve eventos, exposições e capacitações para empreendedores em geral. Outro ponto importante no pilar ambiental é a gestão de resíduos gerados pela entidade. Além de providenciar o descarte do lixo orgânico conforme a legislação municipal, a ACSP providencia também o envio do lixo reciclado para uma cooperativa no entorno da Praça da Sé e faz o descarte correto de lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, além de qualquer recurso tecnológico.

Social

A valorização dos colaboradores é uma característica da ACSP, que já esteve no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, da revista Exame, em duas oportunidades. Como um dos principais diferenciais da atual política de Recursos Huma- nos está a concessão de bolsas de estudos nos vários cursos oferecidos para os funcionários na Faculdade do Comércio (FAC). A ACSP também se diferencia concedendo benefícios acima do acordado em Convenção Coletiva. A entidade tem se preocupado ainda com a situação do centro de São Paulo, onde está sua sede. Para isso, iniciou, em 2022, um projeto, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, de reforma e, eventualmente, construção de núcleos de atendimento à pessoa em situação de rua. O primeiro, já inaugurado, fica na região da Liberdade, denominado Núcleo de Atendimento Rodrigo Silva, que disponibiliza banheiros com chuveiro e máquinas de lavar roupas para os frequentadores, além de um espaço adequado para o descanso e lazer. O núcleo oferece cerca de 400 refeições diárias entre café da manhã, almoço e jantar.

Governança

O Estatuto Social da ACSP foi revisado em 2021, estabelecendo as responsabilidades e uma hierarquia com foco no compliance. O processo de implantação está em andamento e, para isso, uma consultoria realizou uma auditoria para identificar possíveis desvios. A partir daí, foi elaborado um plano de ação que está em andamento, tendo à frente a alta direção da entidade. Uma capacitação da liderança está em andamento, e a próxima etapa será o trabalho de comunicação e endo- marketing dirigido aos colaboradores.

A ACSP coloca a transparência e o comportamento ético acima de tudo na relação com seus públicos estratégicos. Para isso, tem uma ouvidoria que vem passando por um processo de adequação e fortalecimento dos processos de compliance.

Bandeiras

Entre as inúmeras bandeiras da entidade, vale destacar a promoção do empreendedorismo e a livre iniciativa como fundamentos econômicos para o desenvolvimento sustentável do país.

A atuação dos conselhos da ACSP que tratam dos vários setores da sociedade brasileira, passando por economia, política, segurança da informação, área fiscal e tributária, colocam em pauta as grandes questões da nossa realidade socioeconômica, com a participação de nomes de destaque.

 

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