Analisando o mercado, a JOG identificou que, no seu setor de atuação, existia uma falta de expoentes no quesito sustentabilidade. Esse fator foi determinante para a estruturação da estratégia de marketing focada em práticas sustentáveis.
As grandes incorporadoras e construtoras buscavam parceiros para se adequarem aos seus propósitos de fazer uma construção mais sustentável e produtiva. A JOG visualizou essa oportunidade e passou a impactar, positivamente, no mercado da construção civil através de equipamentos e práticas sustentáveis. Assim, a JOG passou a difundir para o mercado de construção civil os resultados positivos conquistados com a utilização de equipamentos de locação e práticas sustentáveis.
Não foi necessário repensar as atividades relativas aos canteiros de obras para atingir um modelo ou meta de sustentabilidade. Ao contrário, pois todos os equipamentos retornam à empresa após sua utilização, sem geração de resíduos.
A partir desse projeto os resultados obtidos conduziram os objetivos almejados pela empresa:
- Impactar positivamente o mercado da construção civil através de equipamentos e práticas sustentáveis;
- Ser identificado como uma empresa diferenciada preocupada com práticas socioambientais;
- Oportunizar através dos equipamentos melhores condições e resultados para os parceiros e impacto positivo para a sociedade;
- Se tornar referência em relação a especialização, profissionalização e sustentabilidade;
- Definição das ambições estratégicas e iniciativas prioritá- rias nos pilares ESG – métricas, metas, integração ao plano estratégico, iniciativas escalonadas no tempo.
Uma vez que a JOG já atua em prol da redução de resídu- os e danos ao meio ambiente, adequou-se às estratégias de marketing e endomarketing para abranger mais ques- tões ambientais. Através dos equipamentos e atitudes no cotidiano, causou um impacto positivo para os parceiros, colaboradores e sociedade. Ao trabalhar com estratégias ESG orientadas à prosperidade com sustentabilidade, capazes de transformar o relacionamento da empresa com a sociedade e meio ambiente, obteve um importante diferencial mercadológico para a JOG.
Alguns dos outros benefícios sociais e ambientais do sistema de andaimes JOG:
- Sensibilização e formação em ESG para alta liderança;
- Estruturação de mão de obra, planejamento, gestão de programas e projetos ESG;
- Melhor desempenho em relação a gestão de risco;
- Redução da geração de resíduos (estrutura/fachada/acabamento).
A responsabilidade ambiental JOG é efetuada através da cultura intrínseca à empresa, visto que a construção civil tem grande impacto ecológico e social, devido a suas enormes emissões de gás carbônico na atmosfera, consumo de recursos naturais e geração de resíduos.
A JOG se descreve como uma empresa socialmente responsável, que engaja seus públicos em prol de causas ambientais, assumindo um protagonismo cultural e social no mercado da construção civil.