O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que promovem o crescimento descontrolado de células não sadias que atingem os tecidos e órgãos do corpo, constando como a segunda maior causa de morte no Brasil e no mundo.
No Outubro Rosa de 2015, Débora Pieretti, fundadora do Instituto Amor em Mechas, teve o diagnóstico de câncer de mama. Durante o tratamento quimioterápico, ganhou uma peruca e sentiu uma alegria enorme ao se ver novamente com cabelos. Em março de 2017, iniciou o Projeto Amor em Mechas, com o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres em tratamento quimioterápico. Para atingir esse objetivo, idealizou a doação do Kit do Amor.
O Kit do Amor é composto por peruca, lenço, álcool gel, colar de pérolas do Instituto Vasselo Goldoni, brincos, kit de maquiagem Max Love, livro de autoajuda, máscara e uma linda bolsa. A doação é realizada em todo Brasil de forma totalmente gratuita.
Os cabelos são doados por meio de campanhas de arrecadação e urnas instaladas em salões de cabelei- reiros voluntários em todo o Brasil. Para ser um salão de cabeleireiros parceiro do Instituto Amor em Mechas, o empresário precisa entrar em contato com o Instituto. Caso esteja em São Paulo, basta agendar a retirada na sede da instituição, no bairro da Barra Funda, zona oeste da cidade. Se estiver em outra localidade, o proprietário do salão custeia o envio do material, caso não tenha a logística gratuita da BUSLOG na cidade. De tempos em tempos, deve recolher as mechas da urna e enviá-las para a sede. Salões que trabalham com o comércio de cabelos, mega-hair ou apliques não são aceitos como parceiros. As urnas do Amor são doadas pela FOX PDV. Atualmente, são 450 urnas do Amor, aproximadamente, distribuídas pelo território brasileiro. Amorímetro – A fundadora do Instituto Amor em Mechas, Débora Pieretti, inspirada no Impostômetro da Associa- ção Comercial de São Paulo, criou o Amorímetro, que contabiliza quantos Kits do Amor já foram doados pela instituição. Desde março de 2017 até o final de outubro, foram ofertados 5.577 kits. “Acreditamos que 5.577 famílias tiveram suas vidas transformadas ao serem beneficiadas pelo projeto”, contabiliza Débora.