O Brasil é o quarto país que mais descarta plásticos no mundo, de acordo com o Fundo Mundial para a Na- tureza (WWF). São 13 milhões de toneladas por ano, das quais somente 150 mil toneladas são recicladas. Para ajudar a combater o problema, o iFood assumiu, em 2021, o compromisso público de reduzir em 50% a porcentagem de plástico utilizada no delivery e destinar todo o restante para a reciclagem.
E uma das iniciativas para incentivar a redução do uso de plástico é o programa Amigos da Natureza, também criado em 2021. De um lado, os restaurantes que aderem a essa ação não enviam itens descartáveis de plástico nas entregas (a não ser que os clientes peçam). De outro, os consumidores podem escolher no app do iFood a opção de receber o seu pedido sem talheres de plástico. Resultado: desde 2021, mais de 500 milhões de pedidos feitos no app do iFood foram entregues sem itens plásticos de uso único. Com isso, os estabelecimentos estão evitando que 130 toneladas de plástico de uso único fossem descartados todos os meses, em mé- dia. E a campanha fez sucesso: mais de 90% dos 300 mil restaurantes cadastrados na plataforma aderiram ao Amigos da Natureza — e 80% dos clientes preferem a opção “sem talher descartável” no app do iFood.
Deixar de enviar os talheres de plástico não é a única maneira de os restaurantes que estão no iFood tornarem sua operação mais sustentável. A empresa também aderiu, em julho de 2021, ao compromisso #DeLivreDePlástico, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Oceana, a maior organização não governamental sem fins lucrativos focada na proteção dos nossos oceanos
Além disso, para cumprir seu objetivo de reduzir o uso de plástico, o iFood vem investindo no desenvolvimento de embalagens sustentáveis para o delivery. Em 2022, o iFood financiou a produção de cerca de 900 mil embalagens sustentáveis e em 2023 está oferecendo diversas soluções para restaurantes por meio do iFood Shop.Uma das soluções de destaque é a parceria com a empresa growPack, que produz embalagens sustentáveis livres de plástico à base de palha de milho, um grande exemplo de economia circular onde o que é con- siderado resíduo em alguns processos pode ser consi- derado matéria-prima para outro processo. Já são mais de 500 mil unidades da embalagem de palha de milho desenvolvidas pela fabricante, uma tecnologia 100% nacional. A sustentabilidade das embalagens da growPack não está apenas na redução da quantidade de plástico no delivery. Estende-se também ao processo de produção na fábrica, que fica em Vinhedo, no Estado de São Paulo. A transformação da matéria-prima no biomaterial que compõe a embalagem é feita por processos termomecânicos que não utilizam químicos. Além disso, priorizam um uso eficaz de água e a redução de emissões de gases de efeito estufa. Agora, o objetivo da parceria entre iFood e growPack é diversificar formatos de embalagens, ganhar escala e competir com produtos e infraestruturas produtivas já muito amadurecidas, como plástico e alumínio. Hoje há um formato em uso, mas outros cinco estão em fase de desenvolvimento e devem estar no mercado nos próximos meses.
O iFood busca trazer novas tecnologias para fornecer soluções sustentáveis e com preços competitivos para os restaurantes parceiros. De acordo com a empresa, as soluções sustentáveis não podem custar cinco vezes mais do que as embalagens tradicionais. Para chegar aos lares dos brasileiros, deve custar o mesmo valor das já utilizadas atualmente.